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Probabilidade

Numa escola, realizou-se um estudo sobre os hábitos alimentares dos alunos. No âmbito desse estudo, analisou-se o peso de todos os alunos.
Sabe-se que:
• 55% dos alunos são raparigas;
• 30% das raparigas têm excesso de peso;
• 40% dos rapazes não têm excesso de peso;

1. Escolhe-se, ao acaso, um aluno dessa escola.
Determine a probabilidade de o aluno escolhido ser rapaz, sabendo que tem excesso de peso.
Apresente o resultado na forma de fração irredutível.

2. Considere agora que a escola onde o estudo foi realizado tem 200 alunos.
Pretende-se escolher, ao acaso, três alunos para representarem a escola num concurso.
Determine a probabilidade de serem escolhidos duas raparigas e um rapaz.
Apresente o resultado com arredondamento às centésimas.



Resolução do exercício de matemática:

1. Considere os seguintes acontecimentos:
exame 2012 f1 g2 exercicio2

A: “o aluno escolhido é rapaz”

B: “o aluno escolhido tem excesso de peso”
P\left( {\overline A } \right) = 0,55
P\left( A \right) = 1 - 0,55 = 0,45
P\left( {B|\overline A } \right) = 0,3 \Leftrightarrow \frac{{P\left( {B \cap \overline A } \right)}}{{0,55}} = 0,3 \Leftrightarrow P\left( {B \cap \overline A } \right) = 0,165
P\left( {\overline B \cap \overline A } \right) = 0,55 - 0,165 = 0,385
P\left( {\overline B |A} \right) = 0,4 \Leftrightarrow \frac{{P\left( {\overline B \cap A} \right)}}{{0,45}} = 0,4 \Leftrightarrow P\left( {\overline B \cap A} \right) = 0,18
P\left( {\overline B } \right) = 0,18 + 0,385 = 0,565
P\left( B \right) = 1 - 0,565 = 0,435
P\left( {A \cap B} \right) = 0,435 - 0,165 = 0,27
P\left( {A|B} \right) = \frac{{0,27}}{{0,435}} = \frac{{18}}{{29}}

2.
N.º de raparigas: 0,55 x 200 = 110
N.º de rapazes: 0,45 x 200 = 90
P = \frac{{{}^{110}{C_2} \times {}^{90}{C_1}}}{{{}^{200}{C_3}}} = \frac{{539550}}{{1313400}} = \frac{{327}}{{796}} \approx 0,41
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Produtos Notáveis


Produtos notáveis

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Um Rei diz a um jovem sábio: "dizei-me uma frase e se ela for verdadeira prometo que vos..

O Rei o Sábio e a Princesa 

Um Rei diz a um jovem sábio: "dizei-me uma frase e se ela for verdadeira prometo que vos darei ou cavalo veloz, ou uma linda espada, ou a mão da princesa; se ela for falsa não vos darei nada". O jovem sábio disse, então: "Vossa majestade não me dará nem o cavalo veloz, nem a linda espada". Para manter a promessa feita, o Rei:

a) Deve dar o cavalo veloz e a linda espada
b) deve dar a mão da princesa, mas não o cavalo veloz e nem a linda espada
c) Deve dar a mão da princesa o cavalo veloz e uma linda espada
d) Deve dar o cavalo veloz ou a linda espada, mas não a mão da princesa
e)Não deve dar nem o cavalo veloz, nem a linda espada, nem a mão da princesa

Resposta


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Operações Lógicas

Operações Lógicas sobre Proposições 

Os conectivos lógicos são responsáveis pela formação de proposições a partir de proposições. Essas operações lógicas realizadas sobre os enunciados obedecem a regras de um cálculo, denominado Cálculo Proposicional, semelhante ao da aritmética sobre números.


A fim de simplificarmos o estudo, apresentaremos os conectivos lógicos através de suas respectivas tabelas-verdade.



1 Negação: ‘~‘

Dado um enunciado qualquer ‘p’, podemos formar o enunciado ‘~p’, dito negação de ‘p’. Se ‘p’ for um enunciado verdadeiro, ‘~p’ é falso. Se ‘p’ for um enunciado falso, então ‘~p’ é verdadeiro.

p
~p
V
F
F
V

Assim, considerando o enunciado
                   
p: O sol é uma estrela

sua negação será
~p: O sol não é uma estrela
ou  também
~p: não é o caso que o sol seja uma estrela

Uma vez que p é verdadeiro, teremos então que ~p é um enunciado falso.

Exercício: Escreva ~p em linguagem corrente e indique seu valor lógico:
1)   p: A neve é branca
2)   p: Roma é a capital da França
3)   p: Realengo pertence à Zona Sul do Rio.

2 Conjunção ‘ /\

Dados dois enunciados, podemos obter um terceiro, dito conjunção dos dois primeiros, pela ação do conectivo  /\’. Assim, dados dois enunciados:

Brasília é uma cidade

e

Brasília é a capital do Brasil


podemos formar a conjunção

Brasília é uma cidade /\ Brasília é a capital do Brasil


É importante ter presente que o uso dos conectivos em Lógica permite ligar enunciados sem qualquer tipo de vínculo significativo entre eles, como por exemplo:

O café está amargo /\ Cláudia estuda música


A interpretação do conectivo ‘/\’ é análoga à linguagem corrente, veja pela tabela:

p
q
p /\ q
V
V
F
F
V
F
V
F
V
F
F
F

Assim, considerando os enunciados
                              p: A neve é branca
                              q: 2<5
a conjunção será
                              p/\q: A neve é branca e 2<5
                   
Uma vez que p é verdadeiro e q também é verdadeiro, teremos então p/\q verdadeiro.

Exercício: Indique o valor lógico de pÙq considerando os seguintes enunciados:
1)   p: O enxofre é verde    -   q: 7 é um  número primo
2)   p: A Lua é uma estrela    - q: Saturno é um planeta
3)   p: Cabral descobriu o Brasil  -  q: Portugal é um continente

3 Disjunção ‘\/

Na linguagem corrente existem, pelo menos, dois usos distintos do conectivo ‘ou’ – o uso exclusivo e o uso não-exclusivo. Vejamos os exemplos:

(1)  Mariana é alagoana ou cearense
(2)  Carla é médica ou professora

No primeiro exemplo o uso do ‘ou’ é exclusivo pois as duas situações não podem ocorrer simultaneamente.

No segundo exemplo temos a utilização do ‘ou’ não-exclusivo pois ambas as proposições podem ser verdadeiras.

A disjunção representada pelo conectivo lógico ‘\/’ tem o sentido não-exclusivo, conforme apresentado pela tabela abaixo:

p
q
p \/ q
V
V
F
F
V
F
V
F
V
V
v
F
Assim, considerando os enunciados
                              p: A neve é azul
                              q: 2>5
a disjunção será
                              p\/q: A neve é azul \/ 2>5
                   
Uma vez que p é falso e q também é falso, teremos então pÚq falso.

Exercício: Indique o valor lógico de p\/q considerando os seguintes enunciados

1) p: O enxofre é verde    -   q: 7 é um  número primo
2) p: A Lua é uma estrela    - q: Saturno é um planeta
3) p: Cabral descobriu o Brasil  -  q: Portugal é um continente

4 Condicional ‘=>’ (se ... então)

Para melhor compreendermos esse conectivo, vejamos quatro possíveis casos para a seguinte declaração:
(1) Se amanhã fizer sol então Joana irá à praia

1o caso: Fez sol e Joana foi à praia – podemos concluir que o enunciado (1) é verdadeiro.

2o caso: Fez sol e Joana não foi à praia – aqui podemos concluir que (1) é um enunciado falso.

3o caso: Não fez sol e Joana não foi à praia – podemos concluir que o enunciado (1) é verdadeiro.

4o casos: Não fez sol e Joana foi à praia – ainda podemos concluir que o enunciado (1) é verdadeiro.

Assim, a tabela de valores lógicos da condicional é:

p
q
p => q
V
V
F
F
V
F
V
F
V
F
V
V

Na condicional p => q

i)            ‘p’ é dito antecedente da condicional ou condição suficiente para ‘q’
ii)           ‘q’ é dito conseqüente da condicional ou condição necessária para ‘p’

Exercício: Indique o valor lógico de p => q considerando os seguintes enunciados

1) p: O enxofre é verde    -   q: 7 é um  número primo
2) p: A Lua é uma estrela    - q: Saturno é um planeta
3) p: Cabral descobriu o Brasil  -  q: Portugal é um continente


5 Bicondicional ‘<=>’ (se e somente se)

Dados dois enunciados podemos formar um terceiro, dito bicondicional dos dois primeiros, pela ação do conectivo <=>’. Assim, ‘p<=>q’, será dito bicondicional de ‘p’ e ‘q’. Um enunciado dessa forma será considerado verdadeiro se seus constituintes tiverem o mesmo valor lógico, isto é, se ambos forem verdadeiros ou se ambos forem falsos.

          Tem-se então a seguinte tabela de verdade para a bicondicional:

p
q
p<=>q
V
V
F
F
V
F
V
F
V
F
F
V

Na bicondicional ‘p<=>q’

i)            ‘p’ é dito condição necessária e suficiente para ‘q’
ii)           ‘q’ é dito condição necessária e suficiente para ‘p’

Note-se que o conectivo ‘<=>’ pode ser definido mediante ‘=>’ e ‘/\’. Assim a fórmula ‘p<=>q’ equivale à fórmula ‘(p=>q) /\ (q=>p)’  .




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