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Resposta e explicação aqui!!!
Escreva o número dos sapatos que você calça; coloque dois zeros à direita daquele número natural; subtraia o número que...
By Smatias / Posted on 08:56 / Curiosidade, Exercício
Sapatos e Idade
Escreva o número dos sapatos que você calça; coloque dois zeros à direita daquele número natural;
subtraia o número que representa o ano em que você nasceu; some àquela diferença o número que representa o ano em atual.
Estranho né... Você encontra o número de seus sapatos seguido da idade que você completa no ano em curso
Mas agora te pergunto:
a) Por que este cálculo dá certo?
b) E se em vez do número dos seus sapatos você considerasse o número natural que representa os quilos que você pesa, o que aconteceria?
Mãos a obra!!!!
Resposta e explicação aqui!!!
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Dois relógios são acertados às 12 horas.Um relógio adianta exatamente 60 segundos....
By Smatias / Posted on 12:30 / Exercício
Exercício para pratica.
Dois relógios são acertados às 12 horas.Um relógio adianta
exatamente 60 segundos por dia e outro atrasa exatamente 90 segundos. Após 30
dias, a diferença entre os horários marcados pelos dois relógios será de:
(A)1h10min.
(B)1h15min.
(C)1h20min.
(D)1h25min.
(E)1h30min.
Solução
O relógio A adianta
60 segundos por dia, em 30 dias adiantará 1800 segundos, ou seja30 minutos (
1800/60)O relógio B atrasa 90 segundos/dia. Em 30 dias 2700 segundos ou 45
minutos atrasado.Se é 1 hora, o relógio A que adianta 30 minutos, marcará
1:30.Já o relógio B que atrasa 45 minutos, marcará 12:15, portanto a diferença
entre ambos(que também bastaria somar 45 30=1:15) é de:1(uma) hora e 15(quinze)
minutos
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Data Histórica: 20/02/2002
20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro de 2002 foi um instante histórico. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio:
20:02 20/02/2002
Esta é uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que são apenas os algarismos 2 e 0 e se você ler de trás para a frente, dá a mesma coisa:
20 02 20 02 20 02
A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de novembro de 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.
Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30.
O que tem 20/02/2002
By Smatias / Posted on 18:02 / Curiosidade
Data Histórica
Data Histórica: 20/02/2002
20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro de 2002 foi um instante histórico. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio:
20:02 20/02/2002
Esta é uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que são apenas os algarismos 2 e 0 e se você ler de trás para a frente, dá a mesma coisa:
20 02 20 02 20 02
A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de novembro de 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.
Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30.
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Função Modular
By Smatias / Posted on 23:56 / Função Modular
Função Modular é uma lei ou regra que associa cada elemento de um conjunto A a um
único elemento de um conjunto B. O conjunto A é chamado de domínio da função e
o conjunto B de contradomínio. A função modular é uma função que apresenta o
módulo na sua lei de formação.
De maneira mais formal, podemos definir função modular como:
f(x) = |x| ou y = |x|
A função f(x) = |x| apresenta as seguintes características:
f(x) = x, se x≥ 0
ou
f(x) = – x, se x < 0
Essas características decorrem da definição de módulo.
Exemplo 1. Construa o gráfico da função f(x) = | –x|
Solução: primeiro vamos analisar o gráfico da função acima sem a utilização do módulo na sua lei de formação, ou seja, vamos fazer o gráfico de g(x) = – x
O módulo presente na lei da função faz com que a parte do gráfico que se localiza abaixo do eixo x “reflita” no momento em que toca o eixo x. Mas por quê? Simples, a parte do gráfico abaixo do eixo x representa os valores negativos de y e, como o módulo de um número é sempre um valor positivo, o gráfico de f(x) = |– x| fica:
A parte do gráfico que está azul é parte que sofreu ação do módulo.
De maneira mais formal, podemos definir função modular como:
f(x) = |x| ou y = |x|
A função f(x) = |x| apresenta as seguintes características:
f(x) = x, se x≥ 0
ou
f(x) = – x, se x < 0
Essas características decorrem da definição de módulo.
Exemplo 1. Construa o gráfico da função f(x) = | –x|
Solução: primeiro vamos analisar o gráfico da função acima sem a utilização do módulo na sua lei de formação, ou seja, vamos fazer o gráfico de g(x) = – x
O módulo presente na lei da função faz com que a parte do gráfico que se localiza abaixo do eixo x “reflita” no momento em que toca o eixo x. Mas por quê? Simples, a parte do gráfico abaixo do eixo x representa os valores negativos de y e, como o módulo de um número é sempre um valor positivo, o gráfico de f(x) = |– x| fica:
A parte do gráfico que está azul é parte que sofreu ação do módulo.
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Muito fácil!!!!
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Matemática Financeira
By Smatias / Posted on 23:01 / Matemática Financeira
Matemática Financeira HP - 12c
Um bom curso online e distância para aprender matemática financeira com certificado, o mais importante é que não paga nada, e só se cadastrar e fazer o curso todo online com material para baixar. Estrutura do curso:- Apresentação
- Principais funções da HP-12C
- Juros Simples
- Montante e Valor Atual
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Matemática Aula por Aula
By Smatias / Posted on 00:06 / Fundamentos de Matemática, Livros
Livro de matemática bom
Matemtica_Aula_por_Aula_-_Vol_.htmlBenigno Barreto Filho e Claúdio Xavier da Silva
A coleção é composta de cinco volumes, além do Guia Pedagógico e Resoluções O professor pode escolher entre duas distribuições- Opção A- Volume 1 (versão com Progressões - capa azul), Volume 2 (versão com Trigonometria - capa azul) e Volume 3 Opção B- Volume 1 (versão com Trigonometria - capa verde), Volume 2 (versão com Progressões - capa verde) e Volume 3 Com textos ágeis, objetivos e aplicações práticas, os livros desta coleção favorecem a interdisciplinaridade e apresentam questões desafiadoras, interativas, de reavaliação e problemas clássicos, que exigem o uso da lógica e do raciocínio
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Um posto de combustível vende 10.000L de combustível por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietário percebeu que, para cada centavo de desconto que concedia por litro, eram vendidos 100L a mais por dia. Por exemplo, no dia em que o preço do combustível foi R$ 1,48, foram vendidos 10.200L.
Considerando x o valor, em centavos, do desconto dado no preço por litro, e v o valor em Reais, arrecadado por dia com a venda do combustível, então qual a expressão que relaciona v e x
V = 10.000 + 50x - x²
V = 10.000 + 50x + x²
V = 15.000 - 50x - x²
V = 15.000 + 50x - x²
V = 15.000 - 50x + x²
Vamos ver é....
REsposta Aqui!!!
Um posto de combustível vende 10.000L de combustível por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu
By Smatias / Posted on 16:55 / Exercício
Qual é o combustível kkkk
Um posto de combustível vende 10.000L de combustível por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietário percebeu que, para cada centavo de desconto que concedia por litro, eram vendidos 100L a mais por dia. Por exemplo, no dia em que o preço do combustível foi R$ 1,48, foram vendidos 10.200L.
Considerando x o valor, em centavos, do desconto dado no preço por litro, e v o valor em Reais, arrecadado por dia com a venda do combustível, então qual a expressão que relaciona v e x
V = 10.000 + 50x - x²
V = 10.000 + 50x + x²
V = 15.000 - 50x - x²
V = 15.000 + 50x - x²
V = 15.000 - 50x + x²
Vamos ver é....
REsposta Aqui!!!
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